Descrição
O departamento editorial é o coração de uma editora. É lá que os livros são selecionados, gerados e produzidos. Não é à toa que o sonho de quem deseja trabalhar com livros é justamente fazer parte do time editorial. No entanto, o mercado é disputado e há poucos novatos com a experiência necessária para participar dos processos seletivos das editoras. O intuito desse curso é preparar profissionais para galgar os primeiros passos na carreira editorial, com todas as ferramentas necessárias para se tornar um profissional pronto para o mercado.
Objetivos
- Vá do básico ao avançado
- Alie teoria e prática
- Conheça como funciona o mercado editorial e as oportunidades que ele oferece
- Entenda as especificidades do trabalho com cada um dos gêneros literários
- Domine todas as rotinas do processo editorial
- Torne-se um profissional completo, para atuar nas mais diferentes áreas do mercado.
- Aprenda como organizar um currículo competitivo, como se apresentar às editoras e conseguir uma vaga em uma editora com o seu perfil.
Público-alvo
- Tradutores, revisores e preparadores de originais que desejem migrar para um posto fixo em uma editora.
- Estudantes e formados em Letras, Comunicação Social, Produção Editorial e áreas afins.
- Profissionais de diversas especialidades que desejam ingressar no mercado editorial
- Amantes de livros
- Pessoas que desejam dar o primeiro passo na carreira de editor.
Diferenciais
- Aulas online 100% ao vivo.
- Plataforma de ensino atraente e descomplicada.
- Curso ministrado por uma profissional reconhecida no mercado, com mais de 20 anos de experiência como editora, tradutora e preparadora de originais nas maiores casas editoriais do Brasil e que hoje atua como coordenadora editorial de uma editora de grande porte.
- Visão voltada para o mercado: suas necessidades e oportunidades.
- Foco no mercado atual, com suas especificidades e desafios.
Tópicos abordados
- Mercado editorial no Brasil e no mundo
- Os gêneros editoriais e o mercado
- Funcionamento de uma editora
- Rotinas editoriais
- Tradução
- Preparação de originais
- Revisão
- Leitura crítica
- Validação de texto
- Briefings de design
- Como se colocar – e se manter – no mercado
Conteúdo Aula a Aula
- Introdução
- O livro
- Mercado editorial 1
- Mercado editorial 2
- Os gêneros literários e o mercado editorial
- O funcionamento de uma editora
- Rotinas editoriais
- Tradução
- Preparação de originais
- Revisão
- ISBN e ficha catalográfica
- O design do livro e o editorial
- Pesquisa, licenças e direitos autorais
- Liberação de boneco
- Leitura crítica
- Originais nacionais
- Seleção e avaliação de colaboradores
- Estratégias para o trabalho híbrido
- Colocação no mercado
- Conclusão e discussão a respeito dos rumos que cada aluno deseja tomar após o curso
Certificado
75% de presença nas aulas remotas ao vivo.
As aulas ao vivo são gravadas para que os alunos possam assistir posteriormente. Assistir às aulas gravadas não contam para o percentual mínimo de presença.
Material
Slides, atividades práticas e materiais extras (como links e videos complementares) ficam disponíveis na plataforma de ensino.
Docente(s)

Amanda Orlando
Editora da Globo Livros, tradutora do inglês e do espanhol com mais 100 traduções publicadas, preparadora textual e revisora.
Valores
Informações vigentes para a turma com início em 07/05/2025.
A vista
Com desconto- 15% de desconto sobre o valor total
- Desconto válido para pagamentos até 07/05/2025
- Vaga garantida na confirmação do pagamento
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
A prazo
5 parcelas de- Vaga garantida na confirmação do pagamento da primeira parcela
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
- Parcelas subsequentes com vencimento mensais a partir do pagamento da primeira parcela.
Alunos das Pós do Nespe
5 parcelas de- Exclusivo para alunos das pós-graduações do Nespe
- Vaga garantida na confirmação do pagamento da primeira parcela
- Pagamento via boleto, pix, cartão de crédito
Carga Horária
A carga horária do curso é estimada em 80 horas, sendo:
40 horas de aulas ao vivo
40 horas de dedicação do aluno para acessar o material extra, praticar e fazer exercícios.
Requisito
O que você deve saber
Você deve ter certa destreza com o uso de computadores (Windows ou Mac): criação de pasta, salvar e copiar arquivos, receber e enviar e-mails e instalar programas gratuitos.
O que você deve ter
- Um computador com acesso à internet
- Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula
Quero saber mais
Preencha o formulário para receber informações sobre este curso