Nesta quarta-feira, o PublishNews noticiou que o domínio da finada Saraiva na internet estava em um leilão. Ao que tudo indica, a Amazon arrematou o endereço eletrônico. Na tarde de hoje, quem digita www.saraiva.com.br é automaticamente direcionado para o site da empresa de Jeff Bezos.
A Saraiva, que chegou a ter mais de 110 lojas e a ser um dos maiores e-commerces do Brasil, entrou em recuperação judicial em 2018 e teve a sua falência decretada em 2023, encerrando uma história centenária.
A marca ainda é presente no imaginário do leitor brasileiro. Prova disso é que a Saraiva aparece na oitava posição das livrarias citadas na pessquisa Panorama do Consumo de Livros, divulgada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Nielsen BookData no último dia 6. Mesmo a varejista tendo fechado suas lojas há um ano e cinco meses, 3,1% dos respondentes disseram que foi na Saraiva que fizeram a sua última compra de livros impressos.
De acordo com o PN, o lance inicial pelo domínio era de R$ 50.