O comércio de livros no Brasil apresenta sinais de recuperação, segundo dados recentes de duas importantes pesquisas do setor. A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o Painel de Varejo de Livros no Brasil, conduzido pela Nielsen Book em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), oferecem panoramas complementares sobre o desempenho do mercado livreiro.
O Painel de Varejo de Livros no Brasil, focado exclusivamente no mercado livreiro, apresenta o cenário mais otimista. De acordo com o 12º Painel de 2024, divulgado pelo SNEL nesta terça-feira (17), o setor registrou crescimento tanto em volume quanto em faturamento no período analisado.
A pesquisa da Nielsen Book, que monitora as vendas em livrarias, e-commerces e varejistas colaboradores, apontou aumento de 4,43% no volume de livros vendidos e de 8,12% no faturamento, comparando o período de 2024 com o mesmo intervalo de 2023. Foram comercializados 5,04 milhões de exemplares, gerando uma receita de R$ 235,7 milhões.
2024 deve fechar no azul
O período analisado pelo Painel é o terceiro resultado positivo consecutivo. Essa sequência de bonança impactou o acumulado do ano. De janeiro a novembro, o Painel indica crescimento de 7,23% no faturamento, acima da inflação de 4,87% segundo o IPCA.
No entanto, em volume, o Painel registra queda de 1,89%. De janeiro a novembro de 2023, os estabelecimentos monitorados pela Nielsen tinham vendido 50 milhões de unidades. Em igual período de 2024, esse número caiu para 49,1milhões.
O crescimento do faturamento e a queda no volume indica crescimento do preço médio do livro que registra aumento de 9,29%, segundo o Painel.
A PMC revela cenário menos animador
Por outro lado, a PMC registra um crescimento discreto, de 0,3%, no segmento de “Livros, jornais, revistas e papelaria” entre os meses de setembro e outubro. No entanto, esse aumento não foi suficiente para barrar a queda da atividade econômica. Na comparação com outubro de 2023, o segmento registrou queda de 9,3%. No acumulado do ano até outubro, a retração foi de 7,8%, e nos últimos 12 meses, de 7,6%. Vale ressaltar que o período da pesquisa não inclui na conta as vendas de Black Friday, diferentemente do Painel. As promoções só aparecerão na próxima pesquisa, a ser divulgada no dia 9 de janeiro de 2025.
Mais detalhes sobre o Painel
Um ponto de destaque no Painel do SNEL é o aumento do preço médio dos livros, que subiu 3,53% em relação ao ano anterior, mesmo com um ligeiro aumento nos descontos oferecidos. Isso sugere que o setor está conseguindo repassar parte da inflação aos preços, mantendo sua rentabilidade.
A pesquisa da Nielsen Book também revela mudanças na diversidade de títulos disponíveis, com uma queda de 8,29% no número de ISBNs diferentes comercializados. Isso pode indicar uma concentração das vendas em menos títulos, possivelmente best-sellers ou obras de maior apelo comercial.
Dante Cid, presidente do SNEL, expressa otimismo com os resultados, afirmando que “o livro parece estar voltando a ser visto como um bom presente nessas festas de fim de ano”. Essa percepção, aliada aos dados positivos do Painel, sugere que o setor editorial pode estar entrando em uma fase de recuperação após um período desafiador.