Foi observando como o texto escrito e as imagens ajudavam a contar histórias que envolvem e surpreendem leitores de todas as idades, em especial as crianças, que a piauiense Graça Ramos teve a ideia de escrever o livro A imagem nos livros infantis – Caminhos para ler o texto visual (Autêntica, 168 pp, R$ 64,90). Nele, a jornalista, mestre em literatura brasileira e doutora em História da Arte defende a tese de que “a imagem pode definir rumos para a leitura”.
Para isso, Graça Ramos busca entender e explicar o lugar da ilustração nos livros infantis nacionais e estrangeiros, buscando isso nos clássicos, mas também nas obras contemporâneas. Graça Ramos também discorre sobre os componentes técnicos necessários ao exercício da leitura de ilustrações, que, ao lado do capital cultural de cada leitor, interferem no processo de leitura e interpretação do texto visual.
O livro faz parte da série Conversas com o Professor, que busca facilitar ao professor do ensino fundamental o acesso ao conhecimento produzido pela academia, numa linguagem não acadêmica.