Nos EUA, a Fundação Binc, dedicada a ajudar a comunidade de livreiros, acaba de anunciar a criação da BincTank. Trata-se de uma incubadora que visa apoiar livreiros interessados em abrir ou ampliar livrarias em comunidades historicamente afetadas por racismo ou discriminação sistêmica.
Ao todo, a Binc espera arrecadar US$ 1,1 milhão para executar o projeto que terá duração de três anos. Inicialmente, a BincTank já recebeu aportes vindos da American Booksellers Association, das editoras Abrams, HarperCollins e Macmillan e da marca Litographs, que faz produtos como camisetas, posteres e quebra-cabeças inspirados em livros.
Além de acesso ao capital o BincTank vai oferecer aos selecionados formação focada na indústria editorial e um programa de mentoria. O objetivo final é ajudar aos empreendedores a abrir lojas ou expandir aquelas já existentes.
Em comunicado, Pam French, diretora-executiva da Binc, defendeu que a leitura é a base para oportunidades na vida. “Livrarias, como bibliotecas, são centros educacionais e culturais vitais que abrigam o conhecimento que as comunidades precisam para prospera. É por isso que a Binc acredita que toda comunidade merece a sua livraria”, declarou.
Embora o projeto tenha sido lançado agora, ele só terá inscrições abertas no início de 2024.