Blog – Nespe

Primavera dos Livros volta a São Paulo

22 mar 2023 | Feiras de Livros e Eventos

A Primavera dos Livros, um dos mais tradicionais eventos literários do Rio de Janeiro, volta à capital paulista. A edição paulista acontecerá neste fim de semana (de 23 a 26/03), no Galpão do Armazém do Campo – MST (Alameda Eduardo Prado, 474). O evento é realizado pela Liga Brasileira de Editoras (Libre) e tem como tema “Territórios da Bibliodiversidade”.

A Primavera dos Livros vai reunir mais de 70 editoras independentes, que levarão ao Galpão do MST mais de 20 mil títulos, com lançamentos diários. Além disso, o evento terá uma programação gratuita que discutirá temas ligados à política do livro, formação profissional, literatura e não ficção.

Território dos Editores

A programação desta quinta-feira (23), será dedicada aos editores. Serão quatro mesas que vão tratar de temas como a inclusão no mercado editorial, os modelos de negócio do livro e as oportunidades que se abrem com o novo Governo Federal.

Às 11h, acontecerá a mesa A importância dos planos de leitura e como levá-los a mais cidades e estados, com a vereadora paulistana Elaine Mineiro (PSOL/SP), o deputado estadual Antonio Donato (PT/SP), Renata Costa, ex-secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura, e o educador Ruivo Lopes. A mediação ficará por conta do editor Haroldo Ceravolo (Alameda/Libre).

A primeira mesa da tarde está marcada para começar às 13h30. Nela, as editoras Fernanda Emediato (Geração Editorial), Aloma Carvalho (Bambuzinho) e Isabel Malzoni (Caixote) debaterão com a mediadora Lara Korovaeff (Semente/Libre) o tema Editais governamentais: dicas e questões práticas.

A partir das 15h, acontece a mesa Formação de acervo: como as bibliotecas escolhem seus livros (para comprar e descartar). Nela, estarão Maria Cristina Palhares (Cons. Regional de Biblioteconomia), Wanda Moreira Martins Santos (Desenv. Coleções e Tratamento da Informação/SMC) e Ueliton Alves (SESC). A conversa será mediada pela editora Lizandra M. Almeida (Jandaíra/Libre).

Encerrando a programação voltada para profissionais, às 16h30, acontece a mesa As festas literárias da periferia e a formação de leitores. Nela estarão os curadores Suzi Soares (Felizs), Sandro Coelho (Flino) e Júlio Ludemir (Flup Rio). A mediação será de Silvia Tavares (pedagoga/Felizs).

Para participar da programação voltada para os editores, é necessário fazer inscrição gratuita pelo Sympla.

Às 18h, a Primavera dos Livros será oficialmente aberta ao público-geral, com o Slam das Minas.

A programação completa e a lista das editoras participantes estão disponíveis no site da Libre.

Continue lendo o Blog NESPE

Dois irmãos, filhos de ninguém

No século XX, a sociedade brasileira sofreu um processo de industrialização que, aparentemente, separou o Brasil em regiões modernas e atrasadas, dando origem ao assim chamado dualismo brasileiro. O livro...

Continue lendo

Pin It on Pinterest