[fusion_builder_container type=”flex” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=”” first=”true”][fusion_text]
Para a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), a literatura é uma importante ferramenta de desenvolvimento da capacidade crítica e da formação cultural de crianças e adolescentes. A partir desta premissa e, ao longo de 2022, a agência selecionou 15 títulos que tratam da temática do deslocamento forçado de pessoas.
Agora, estes títulos passam a compor o projeto Mala dos Saberes Descolados. Com o apoio do Jornal JOCA e da organização I Know my Rights, a Acnur criou um material pedagógico para que educadores possam se apropriar dos diferentes conteúdos literários. As malas são envelopadas com uma obra do artista gráfico Eduardo Kobra e vão circular em salas de aulas e espaços de leitura que reúnem crianças e adolescentes que podem ser impactados pelo projeto.
Até o dia 29 de janeiro, uma das malas estará no Museu da Imigração, em São Paulo, ocupando uma sala ampla, de quarta a domingo, das 10h às 16h.
Interessados em levar o projeto para escolas, bibliotecas e salas de leitura podem escrever para o e-mail [email protected]. O prazo para que a mala esteja na escola ou instituição é de quatro semanas, facilitando assim que as obras possam circular entre diferentes classes e projetos de educação.
Confira abaixo os títulos selecionados para o projeto:
Editora Brique-Book:
Mustafá, de Marie-Louise Gay (autora)
Editora Caixote:
Amal e a viagem mais importante de sua vida, de Carolina Montenegro (autora) e Renato Moriconi (ilustrador)
Editora do Brasil
Ilegais, de Luiz Antonio Aguiar (autor)
Layla, a menina síria, de Cassiana Pizaia, Rima Awada Zahra e Rosi Vilas Boas (autoras)
O Hati de Jean, de Cassiana Pizaia, Rima Awada Zahra e Rosi Vilas Boas (autoras)
O sonho de Youssef, de Isabella Paglia (autora)
Origens, de Alexandre de Castro Gomes, André Kondo, Eliane Potiguara, Luis Eduardo Matta e Sonia Rosa (autores)
Todo mundo junto, de Telma Guimarães (autora) e Evandro Marenda (ilustrador)
Editora Pulo do Gato:
A cruzada das crianças, de Bertold Brecht (autor)
Dois meninos de Kakuma, de Marie Ange Bordas (autora)
Eloisa e os bichos, de Jairo Buitrago (autor) e Rafael Yockteng (ilustrador)
Para onde vamos, de Jairo Muitrago (autor) e Rafael Yockteng (ilustrador)
Um outro país para Azzi, de Sarah Garland (autora e ilustradora)
Editora Companhia das Letras
Valentes, histórias de pessoas refugiadas no Brasil, de Aryane Cararo e Duda Porto de Souza (autoras)
Editora Companhia das Letrinhas
Barco de histórias, de Kyo Maclear (autor) e Rashin Kheiriyeh (ilustrador)
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]