6 Dicas para empreender no mercado editorial

Listas de Livros – Nespe

1. Pense fora da caixa

Para empreender, principalmente em tempos de crise, nada melhor do que encontrar um nicho ainda não explorado pelo mercado. Para isso, procure inspiração em livros, filmes, documentários, cursos e eventos. Aprenda, pense, anote e tente criar novas relações entre aquilo que você está entrando em contato; afinal são as conexões que movem a vida.

2. Revise o conceito de livro

Essa dica anda de mãos dadas com “pense fora da caixa”. Normalmente, quando pensamos em mercado editorial, pensamos em livro, editoras e livrarias convencionais.  O mercado está mudando e, com ele, esses conceitos. O produto livro vem, aos poucos, sendo substituído pelo conceito de conteúdo — ao conceito de livro de papel, gostoso de tocar e de cheirar, acrescentamos os conceitos de e-book e audiobook, além de outras tantas formas de fruição de conteúdo. Da mesma forma, a editora vem se transformando de produtora de livros em gestora de conteúdo; e as livrarias físicas disputam espaço com vendas online, feiras e cafés literários.

3. Veja o que as pequenas editoras estão fazendo

A crise do mercado editorial tem alcançado principalmente as grandes empresas do varejo, com modelos de negócios mais tradicionais e pouco traquejo para mudanças rápidas. Nessa situação, destacam-se empresas mais enxutas, com modelos de negócios diferenciados e ideias inovadoras, como as dos clubes de assinatura de livros, ou as editoras que têm apostado em crowdfunding. 

Ama livros?

O Nespe vários oferece cursos para quem quer trabalhar com livros.

Conheça nossos cursos

4. Conheça a história do livro

Coisas que parecem super modernas, como a autopublicação, por exemplo são tão antigas quanto a prensa de Gutenberg. Antes que existisse a ideia de casa editorial, era comum que o autor fosse diretamente ao tipógrafo e pagasse para ter sua obra impressa. O mesmo vale para conceitos como crowdfunding e clube de assinatura de livros — eles já existiram, em forma diferente, no passado. Conhecer a história do livro, das gráficas e das editoras amplia nossos horizontes e nos ajuda a identificar novas (velhas) oportunidades que não estão sendo exploradas pelo mercado atualmente.

5. Atualize-se e aprofunde seus conhecimentos editoriais

Com mercado em transição, é imprescindível manter-se atualizado, além de aprofundar seus conhecimentos em determinado área editorial na qual você deseja atuar. Um curso específico em Produção Gráfica ou Design Editorial, por exemplo, podem ajudar você a encontrar o grande diferencial para o produto ou serviço que o seu empreendimento oferecerá

6. Invista em networking

Com o mercado em transição, é necessário acompanhar tudo de perto. Seguir empresas ligadas ao ramo editorial, como o PublishNews, é essencial. Mais ainda, é interessante frequentar feiras e eventos literários, conversar com profissionais atuantes no mercado e descobrir o que está — ou não está — dando certo.  Nesse sentido, a pós em Edição e Gestão Editorial do Nespe foi montada de forma a trazer o maior número de palestrantes possíveis para proporcionar contato entre o aluno e profissionais da área, além de trazer experiência e informação para os alunos em primeira mão 

 

Ama livros?

O Nespe vários oferece cursos para quem quer trabalhar com livros.

Conheça nossos cursos

 

Próximas Turmas

Lista de cursos livres

Lista de cursos de pos-graducao

Alguns Colaboradores NESPE

Blog NESPE

Continue lendo sobre Listas de Livros

TED Talks para quem ama livros – parte 2

TED (acrônimo para Tecnologia, Design e Entretenimento) é uma iniciativa sem fins lucrativos que se dedica à disseminação de ideias, geralmente na forma de apresentações curtas, porém poderosas. Com centenas de vídeos online, é fácil gastar horas (risos e lágrimas) assistindo a apresentações que vão do cômico ao emotivo,...

Continue lendo

TED Talks para quem ama livros – parte 1

TED (acrônimo para Tecnologia, Design e Entretenimento) é uma iniciativa sem fins lucrativos que se dedica à disseminação de ideias, geralmente na forma de apresentações curtas, porém poderosas. Com centenas de vídeos online, é fácil gastar horas (risos e lágrimas) assistindo a apresentações que vão do cômico ao emotivo,...

Continue lendo

10 filmes no Netflix para quem ama livros

Inspiradores, revolucionários ou simplesmente curiosos e divertidos. Separamos uma lista de dez filmes sobre autores, editores e a relação entre pessoas e livros para você curtir durante as férias, todos disponíveis na Netflix Brasil. Para acompanhar, indicamos livros que podem enriquecer ainda mais o seu verão. 1. O Mestre...

Continue lendo

tv e netflix

5 livros sobre design editorial

Não importa se você é autor, editor ou somente um entusiasta dos livros. Muito menos se você nasceu com um senso estético apurado ou se é capaz de sair de casa vestindo calças cor de abóbora e camisa verde limão. Quando o assunto é design editorial, há sempre um pouco mais para aprender. Aqui apresentamos cinco livros sobre...

Continue lendo

imagem decorativa sobre design

Três livros estranhos (e curiosos) sobre livros

O que têm em comum Aristóteles, Sigmund Freud, Henri Bergson e Vladimir Propp? Filósofos? Estudiosos do comportamento humano? Talvez, mas todos eles escreveram sobre o riso e o humor, pois sabiam que a comicidade esconde grandes verdades sobre nós, mais facilmente suportáveis quando expressas de forma bem humorada. Por...

Continue lendo

foto decorativa, homem arregalando olhos ao ler livro