5 livros sobre design editorial

Listas de Livros – Nespe

Não importa se você é autor, editor ou somente um entusiasta dos livros. Muito menos se você nasceu com um senso estético apurado ou se é capaz de sair de casa vestindo calças cor de abóbora e camisa verde limão. Quando o assunto é design editorial, há sempre um pouco mais para aprender. Aqui apresentamos cinco livros sobre Design Editorial para quem quer começar a desenvolver o olhar e o vocabulário nesta área.
Esta primeira lista sobre design editorial visa uma abordagem mais abrangente sobre o assunto. Em listas futuras, abordaremos aspectos mais pontuais como grid de construção, cor e tipografia – aguardem!

1. Para quem quer começar (ou não tem nenhum senso estético)

Título: Design para quem não é designer: princípios de design e tipografia para iniciantes.
Autor: Robin Williams
Editora Callis
Escrito para quem tem pressa, apresenta conceitos básicos porém fundamentais de planejamento visual gráfico. Muito bem explicado e cheio de exemplos, sua leitura é fácil, divertida e instrutiva.

2. Para quem quer entender como o designer pensa

Título: Aspects of Contemporary Book Design

Organizador: Richard Hendel

University Of Iowa Press

Lançado em 2013, este livro é uma continuação (ou talvez uma versão completamente atualizada) de “O Design do Livro” do mesmo autor, impresso inicialmente em 1999 pela Yale University Press e no Brasil em 2003 pelo Ateliê Editorial. Seguindo os mesmos moldes do primeiro livro, Hendel convida alguns dos designers mais proeminentes da área editorial a descrever como trabalham, resultando num livro prático e inspirador. Não é um livro do tipo “como fazer”, mas sim um guia sobre como esses profissionais pensam e quais métodos utilizam quando encaram desafios com todo o tipo de livros, de ficção à poesia, de culinária à literatura infantil, dos impressos aos digitais.

3. Para todo mundo (autores, editores, designers…)

Título: Edição e Design

Autor: Jan V. White

Editora JSN

Neste guia clássico, White fornece dicas práticas e preciosas para o casamento feliz entre a forma e o conteúdo, o físico e o intelectual, o design do produto e a história contada; de modo que se reforcem mutuamente e dali nasçam páginas irresistíveis aos leitores.

Tendo o leitor como ponto de partida, hábitos e expectativas são analisados de forma lógica e estratégica, ajudando a entender o que faz com que eles se se sintam confortáveis e o que lhes aguçam a curiosidade. No rol dos livros sobre Design Editorial, é gostoso de ler e repleto de conteúdo.

4. Para quem busca inspiração (ou tem um quê de cientista maluco)

Título: Fully Booked: ink on paper

Editores: Robert Klanten, Matthias Hübner e Andrew Losowsky

Editora Gestalten

Deixando de lado o controverso manifesto contra o livro digital, Fully Booked encara a atualidade como uma nova era para o livro impresso, em que uma enorme gama de possibilidades tem florescido. Jovens designers, publishers, tipógrafos, ilustradores e editores mostram seus trabalhos, experimentos e especulações sobre o futuro utilizando novos materiais e métodos de impressão e encadernação, exultando a qualidade tátil do livro. Com imagens luxuriantes de projetos únicos, o livro representa o que há de mais radical em conceito de design editorial impresso e deixa claro que a história do design do livro impresso mal começou.

5. Para quem não é designer, mas quer dar um passo além

Título: Design Editorial: jornais e revistas / mídia impressa e digital

Autoras: Cath Caldwell e Yolanda Zappaterral

Editora GG

Focando, como o próprio título diz, em jornais e revistas, este livro é essencial para quem quer entender o principal objetivo do design editorial – unir texto e imagem de modo a entreter, informar, instruir e comunicar, e é extremamente relevante, mesmo para quem se dedica somente aos livros. Abordando os princípios básicos de tipografia, layout e direção de arte para diferentes formatos editoriais impressos e digitais, “Design Editorial” também discute outras habilidades necessárias para atuar nesta área, como a capacidade de visualização objetiva e a capacidade de estimar tempo e custo de gerenciamento de projetos.

Quer aprender mais sobre design editorial?

O Nespe oferece o curso livre de Design Editorial, em que você pode descobrir mais sobre capas de livros e design editorial em geral. Saiba mais.

Ama livros?

O Nespe vários oferece cursos para quem quer trabalhar com livros.
Conheça nossos cursos

Próximas Turmas

Lista de cursos livres

Lista de cursos de pos-graducao

Alguns Colaboradores NESPE

Blog NESPE

Continue lendo sobre Listas de Livros

8 tipos de livros infantis (e outros não tão infantis assim)

  Quando falamos de livro infantil, pensamos logo em livro ilustrado, mas é bastante fácil entender que nem todo livro ilustrado é destinado ao público infantil. Na verdade esses livros podem ser classificados a partir do modo com que a ilustração é utilizada como recurso -- principalmente a relação desenvolvida entre...

Continue lendo

Criança lendo livro infantil

6 Dicas para empreender no mercado editorial

1. Pense fora da caixa Para empreender, principalmente em tempos de crise, nada melhor do que encontrar um nicho ainda não explorado pelo mercado. Para isso, procure inspiração em livros, filmes, documentários, cursos e eventos. Aprenda, pense, anote e tente criar novas relações entre aquilo que você está entrando em...

Continue lendo

TED Talks para quem ama livros – parte 3

TED (acrônimo para Tecnologia, Design e Entretenimento) é uma iniciativa sem fins lucrativos que se dedica à disseminação de ideias, geralmente na forma de apresentações curtas, porém poderosas. Com centenas de vídeos online, é fácil gastar horas (risos e lágrimas) assistindo a apresentações que vão do cômico ao emotivo,...

Continue lendo

TED Talks para quem ama livros – parte 2

TED (acrônimo para Tecnologia, Design e Entretenimento) é uma iniciativa sem fins lucrativos que se dedica à disseminação de ideias, geralmente na forma de apresentações curtas, porém poderosas. Com centenas de vídeos online, é fácil gastar horas (risos e lágrimas) assistindo a apresentações que vão do cômico ao emotivo,...

Continue lendo